BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

1ª "Consocial" tem expressiva representação arcoverdense‏




Com o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, aconteceu, ontem (28), no Seminário São José,em Pesqueira, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social.A Prefeitura de Arcoverde levou uma expressiva comitiva de servidores de diversos setores, entre eles, Saúde, Assistência Social, Finanças, Fundo de Previdência, Controladoria, Comunicação e Aesa.

Com o tema: “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, a conferência foi presidida pela prefeita da cidade, Cleide Oliveira e ainda contou com a participação de diversas autoridades locais entre secretários de governo, vereadores e promotores.

“É com muita satisfação, que estou vendo concretizar o sonho de trazer a participação popular para a administração pública”, declarou a promotora do município Jeane, durante a abertura do evento, que teve a participação ainda de municípios do Consórcio Dom Mariano:  Alagoinha, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa. “Nós temos muita dificuldade em reunir todos os municípios do estado nessas conferências, mas o que importa é o comprometimento das pessoas, que comparecem e se propõem a debater e propor idéias para uma melhor transparência no poder público”, explica a coordenadora do evento, Dirce Gomes.

Dentro da programação, que aconteceu durante todo o dia, o auditor da Controladoria Geral da União/CGU, Abelardo Lessa, ministrou uma palestra de contextualização, na qual explanou sobre aplicação e controle dos recursos públicos, o que serviu para nortear os trabalhos de elaboração de propostas de combate à corrupção. O público foi dividido em quatro grupos, de acordo com os eixos temáticos do evento e deles saíram proposições, que serão levadas ao Consocial Estadual, no Recife, entre os dias 01 a 04 de abril. Para essa nova etapa, houve a eleição de 20 delegados do Agreste Setentrional e do Sertão do Moxotó, dentre eles, Arcoverde levará quatro representantes: Fernanda de Souza (Controladoria Municipal); Paula Iara (Conselho dos Idosos); Ézio Antonio (OAB) e Luciano Pacheco (Câmara dos Vereadores).

As diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Teresa Padilha
Assessoria de Imprensa da PMA

Leave a Reply