BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

1ª Consocial vai debater 4 eixos sobre transparência e combate a corrupção‏


 
 
Acontece nesta 3ª feira, 28, em Pesqueira, a 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social, que se realizará no auditório do Seminário São José, na Rua Comendador José Didier, Centro da cidade. O evento tem por objetivo promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
 
Vão participar da 1ª Consocial Regional, os municípios que integram o Consórcio Dom Mariano: Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa

A Conferência tem 4 Eixos Temáticos que foram propostos pela Comissão Organizadora Nacional - CON e estão definidos no Regimento Interno da Conferência. Existe uma vinculação entre os Eixos Temáticos e o texto-base da 1ª Consocial. Os participantes, em todas as etapas, devem debatê-los e tomá-los como base para a elaboração de todas as diretrizes/propostas.

 
 São eles:

  1. Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
  2. Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
  3. A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
  4. Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
 
 
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrize resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional. A 1ª Consocial Regional que acontece em Pesqueira também vai escolher os delegados que participarão da Consocial Estadual, no Recife e da Conferência Nacional, em Brasília.
 
Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 15:40

Leave a Reply