BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

18ª Missa do Vaqueiro de Custódia





Um dos eventos mais aguardados da festividade do padroeiro São José é a Missa do Vaqueiro, este ano em sua 18º edição. O homenageado foi Zé Jorge, filho de Maria e Jaime Melo. A vaqueirama celebrou também o 4º Encontro dos amigos de Cajueiro, apelido de Nailton (falecido), filho de Zé Ailton e Nadja. Outros vaqueiros jovens foram lembrados, com várias camisas usadas por amigos ou familiares, como foi o caso em lembrança de Carlos André Campos e Carlos Eduardo Leite.

A concentração foi no bairro da Rodoviária, logo cedo era grande a quantidade de vaqueiros. Às 10h em ponto, partiram rumo ao Parque de Exposição. Uma carroça à frente conduzia o padroeiro São José, com dois carros de som de apoio, um com o padre Roberto Luciano e o outro pelo vaqueiro Divom Amorim.


Seguiram pela Avenida Inocêncio Lima, Praça Padre Leão, Rua Manoel Borba, Major Experidião de Sá e BR-232 até o Parque de Exposição Armando Wanderley da Fonte. O trânsito na BR ficou congestionado, não tirando o bom humor dos motoristas que passavam pela cidade naquele momento. Vários registraram o desfile da vaqueirama em seus celulares e máquinas digitais. 

Chegando ao parque, a vaqueirama acompanhou a celebração da Missa Campal pelo padre Roberto Luciano. Acompanhado pela comitiva de Vavá Machado e amigos. A missa alternava cânticos religiosos, com musicas que retratam a vida dos amantes do gado. Um grande número de vaqueiros acompanhou a missa, num calor acima de 40°.

Um dos momentos mais emocionantes é quando os vaqueiros ofertam seus objetos de uso diário. Cada um segue até a frente do palanque e entrega sua doação. Ao final, o padre Roberto entrega a cada um pedaço de queijo ou rapadura. A organização do evento está de parabéns mais uma vez, os responsáveis foram Gibran e Peru, com apoio do Padre Roberto Luciano e do Prefeito Nemias e prefeitura Municipal de Custódia. O encerramento foi com um grande almoço.

Fonte e foto: Paulo Peterson
Postado: 00:20


Leave a Reply