BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Caravana da Mulher leva informações, serviços e diversão à população de Arcoverde


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) mobilizou a população de Arcoverde (Sertão) na Praça São Geraldo, nesta quarta-feira (21), com a Caravana da Mulher, que tem como objetivo levar informações a respeito da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). Durante a manhã, foram oferecidos vários serviços, desde prevenção e saúde, a cortes de cabelos e manicure e recreação para crianças. Na parte da noite, o público pode conferir apresentações de dança e música, tendo como carro chefe o espetáculo teatral “Veja você... Margarida”, que aborda a Lei Maria da Penha. O município de Arcoverde é o primeiro a receber o projeto que tem como objetivo levar informações a respeito da Lei e difundir os canais de denúncias, estimulando a população a denunciar os agressores.

 

Na ocasião, estiveram presentes autoridades locais; promotores de Justiça da 4ª Circunscrição Ministerial; o secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Carlos Guerra, que foi representando o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, e o coordenador do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), promotor de Justiça João Maria Rodrigues. A abertura do evento ficou a cargo do promotor de Justiça da cidade, Carlos Eduardo Seabra. Ele recepcionou o público e autoridades e explicou a escolha do bairro de São Geraldo para receber o projeto. “Escolhemos bairros com maior índice de violência contra a mulher. Além de São Geraldo, a Caravana ainda vai até a quadra da Escola Monsenhor José Kehrle e a Praça do São Cristóvão”, disse. 

 


 

 

O coordenador do NAM fez um alerta a respeito dos altos índices de homicídio de mulheres. “Ano passado 4 mil mulheres foram assassinadas. Vivemos uma epidemia de homicídios contra as mulheres, praticados por seus companheiros, precisamos mudar essa realidade. Começamos com a Caravana da Mulher em Arcoverde, porque o povo daqui pode dar o exemplo, assim como fizeram com relação ao consumo de crack”, disse. O promotor de Justiça ainda apresentou uma cartilha nacional sobre o tema e estimulou a população a denunciar as agressões a partir do Disk 180. 

 

 

 

As atrações da noite tiveram início com uma serenata. Com violões e instrumentos de percussão, os músicos percorreram as ruas próximas distribuindo margaridas às mulheres e convidando-as a participarem do evento. A primeira a presentação da noite ficou por conta dos grupos de hip-hop Arcobreak e Twister, que fazem parte de projetos sociais desenvolvidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

 

O público ainda pode apreciar a a presentação do Maracatu Sinhá, organizado pela Fundação Terra; da cantora Girlene Alves; Grupo de Dança da 3ª Idade e do grupo musical Toque da Lata, que faz parte de um projeto de reciclagem de materiais, coordenado pelo professor Wellington Santos. Além disso, os recreadores do grupo Garimpeiros da Arte, divertiram as crianças nos intervalos das apresentações. 

 

A peça de teatro “Veja você... Margarida” foi o carro-chefe do evento. No palco, quatro personagem mostram com humor as agruras da dona de casa Margarida, que sofre com um marido violento. Na história, através dos conselhos de uma prima, que lhe apresenta a Lei maria da Penha, Margarida consegue regatar sua autoestima e se livrar das agressões do marido.

 

Fotos: Émerson (JPS)

Postado: 21:28

Leave a Reply