BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

PREFEITA PEDE IMPLANTAÇÃO DE 2ª VARA EM SERTÂNIA

O presidente do TJPE, Jovaldo Nunes, recebeu visita de cortesia do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) para discutir o Projeto de Lei n° 754/2012, de iniciativa do TJPE



O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, recebeu uma visita de cortesia do deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) para discutir o Projeto de Lei n° 754/2012, de iniciativa do TJPE, que visa criar o Fundo de Especial do Registro Civil de Pernambuco (FERC- PE). O encontro ocorreu no gabinete da presidência, na tarde desta terça-feira (13), no Palácio da Justiça.

De acordo com o projeto, que deverá será votado na próxima semana na Assembléia, o FERC será constituído por recursos provenientes do recolhimento de cerca de 10% dos emolumentos dos cartórios, com objetivo de ressarcir os atos gratuitos como, por exemplo, registro de pessoas no estado.

Caso seja aprovado, os cartórios passarão a ter estabilidade e poderão contar com uma renda de três salários mínimos para custeio de necessidades e despesas básicas. A meta é que haja uma maior agilidade e transparência no processo, uma vez que a Corregedoria Geral da Justiça fiscalizará as contas e o recolhimento das quantias será registrado por meio do Sistema de Controle de Arrecadação das Serventias Extrajudiciais (SICASE).

“ A receita do FERC só veio melhorar por causa do SICASE, criado na gestão do desembargador José Fernandes, quando foi corregedor. Depois do sistema, a sonegação diminuiu e, portanto, aumentou a renda do Fundo, gerando melhores condições de pagar os cartórios de registro civil”, afirma o presidente.

Na reunião, a prefeita de Sertânia, Gleide Ferreia, solicitou a instalação da segunda vara de conciliação de Sertânia. Também estiveram presentes no local os juizes Carlos Humberto Inojosa, André Guimarães e o presidente do Comitê de Sustentabilidade Legal, Leovegildo Mota. 

Fonte: TJPE
Postado: 20:59

Leave a Reply