BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Setur recebe assessoria técnica para elaboração de projetos turísticos‏




A Secretaria Estadual de Turismo, a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) em parceria com o Ministério do Turismo e com Fundação Assis Chateaubriand por meio do “Revelando Pernambuco” estão prestando assistência a cinco cidades do sertão, entre elas, Arcoverde, Serra Talhada, São José do Egito, Triunfo e Petrolândia. O projeto que vislumbra a interiorização do turismo tem possibilitado um levantamento do que o sertão possui para mostrar.

Nesse mês de março, a Terra do Cardeal recebeu a visita de assessores da Fundação Chateaubriand para a orientação técnica do projeto na cidade. “Escolhemos o asfaltamento da estrada, que dá acesso ao Cedec, como nossa prioridade”, explica o secretario municipal de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, já que, principalmente, durante o mês de abril, a Festa da Divina Misericórdia chega a levar a Serra das Varas, zona rural, cerca de 20 mil fiéis em apenas um final de semana.

O Turismo Religioso vem se destacando no município, a cerca de 10 anos, com advento dos trabalhos realizados pelos Padres Adilson Simões (Cedec) e Airton Freire (Fundação Terra) cada um com seus espaços e retiros espirituais.

“Estamos lutando para que o Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur chegue ao sertão, já que a Região Metropolitana e, agora, o agreste (até Caruaru) foi contemplado”. Para isso, foi solicitado à Secretaria Municipal de Obras e Projetos Especiais o levantamento do que é necessário para a realização do asfaltamento. A assessoria técnica da Fundação fornece os instrumentos para as prefeituras na elaboração do projeto, mas os recursos humanos da instituição municipal são os responsáveis pela formatação do projeto.

No próximo dia 17 de abril, as cidades devem apresentar numa reunião no Conselho Estadual de Turismo, no Recife, o esboço do projeto. “Essa é a fase da infraestrutura, porque já passamos entre outras, pela apresentação do histórico, justificativa, workshops”, fala Pacheco.

Mesmo sem previsão de concretização imediata, abrir esse espaço ao turismo do interior nunca foi realizado antes. “É a oportunidade de sermos vistos com toda nossa capacidade turística de atrair e agregar pessoas” finaliza.

Prodetur – Os Programas Regionais de Turismo buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios projetos de planejamento das regiões turísticas.  A partir dos planejamentos das áreas turísticas prioritárias são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma, que o turismo venha construir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para população local.


Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 23:38

Leave a Reply