BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Cultura popular para todos



O coquista Cícero Gomes foi o anfitrião da festa no bairro São Miguel (Foto: Roberta Guimarães)


Polo de Cultura Popular, em Arcoverde, fechou o FPNC inaugurando ações de política de acessibilidade


A Praça Pereira Cruz, no bairro São Miguel, estava com uma decoração diferente na noite do último sábado (14/04). As árvores ganharam adereços coloridos que ressaltavam a cultura do coco tão forte no local. Eram tamancos de madeira customizados e saias que deixaram de compor apenas o figurino dos grupos de coco da cidade para enfeitar o cenário do Polo de Cultura Popular na sua despedida do Festival Pernambuco Nação Cultural do Sertão do Moxotó em 2012.


Os objetos do figuro do coco, que ganharam a denotação de adereços, foram produzidos pelos próprios coquistas durante a ação de difusão “Experimentação lúdica com tamancos de coco – Customização”, realizada na tarde de ontem (14/4) pela Assessoria de Design e Moda da Secretaria de Cultura do estado. “Nossa proposta é dar conhecimento para os coquistas poderem transformar seus tamancos em souvenir, assim como as saias customizadas. E no caso da saia, o mais importante foi ensiná-los a fazê-las com o corte godê”, esclareceu Cecília Pessoa, assessora de Design e Moda.


Eram 20h quando o anfitrião do polo, Cícero Gomes, chamou a primeira atração: Mestre Pombo Roxo. O grupo de coco de Olinda trouxe para o público arcoverdense o coco do litoral, regido pela voz de Severino José da Silva, ou Mestre Pombo Roxo, que, aos 61 anos, lidera o grupo de coquistas.
Mestre Pombo Roxo durante apresentação no Polo de Cultura Popular, em Arcoverde (foto: Roberta Guimarães)
Para o público que foi ao bairro acompanhar o último dia de apresentação, a escolha do coco não poderia ter sido melhor. “Apesar de a idade não deixar que eu dance, gosto muito de ver os grupos, escutar essa música e ver as crianças dançando o coco”, comentou a aposentada Maria de Lurdes, que veio do Bairro Cidade Jardim para conhecer o Mestre Pombo Roxo.
Interessante foi perceber um pequeno detalhe durante a apresentação de Mestre Pombo Roxo: embora ele use uma cadeira de rodas, o ritmo e a animação do seu coco não o deixa diferente de nenhum outro grupo. “Estar na cadeira de rodas não impede de nada, eu continuo com o coco porque sem ele a vida não tem graça”, enfatizou Mestre Pombo Roxo.


Durante esta edição do FPNC, a Secult/PE inaugurou a ação de política de inclusão na sua política cultural, e a vinda do Mestre Pombo ao Moxotó foi  fruto desse novo trabalho. “A tocada de Mestre Pombo Roxo em Arcoverde é o símbolo do diálogo que estamos tendo com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD”, explicou Alexandra Lima, coordenadora de Cultura Popular e Tradicional da Secult/PE. A inclusão da acessibilidade para ela é algo que deve ser incorporado não só às ações da Secult e da Fundarpe, mas ao próprio cotidiano das pessoas. “Esse trabalho com artistas da cultura popular que tenham algum tipo de deficiência é uma forma de mostrar para o público que eles também não devem se limitar por isso, mas participar das ações culturais e de formação que estejam acontecendo no seu município”, frisou Alexandra.


A festa no Polo de Cultura Popular ainda contou no último sábado com o forró rabecado de Balão Popular, grupo arcoverdense que levou grande parte dos presentes a arrastarem o pé. E para encerrar a noite de São Miguel, foi a vez de o anfitrião do polo, Seu Cícero, reunir seus coquistas e subir ao palco com o Samba de Coco Trupé de Arcoverde.


Enquanto o Samba de Coco Trupé de Arcoverde estava dando o ritmo da dança, a movimentação da Praça Pereira Cruz  foi intensa. Os jovens coquistas Diogo Vinícius, 9 anos, Bruna Sousa, 9 anos, Eudes Diego, 12 anos, e Bruno César, 11 anos, se revezavam em dois tablados, fazendo a percussão e o ritmo do trupé com os pés. O público e Seu Cícero fizeram do polo uma grande arena de brincadeira e diversão. No final, o anfitrião arrastou todo mundo para sua casa, sede do seu grupo, bem perto dali.


 Por Raquel Holanda
Postado: 12:49

Leave a Reply