BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Lirinha fechou com chave de ouro a última noite do FPNC

Tibério Azul - FOTO JORNAL PORTAL DO SERTÃO

Foto: Émerson (JPS)

A última noite  em Arcoverde dos shows do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) do Sertão do Moxotó trouxe Lirinha de volta à terra natal. Pela segunda vez este ano na cidade, o ex-vocalista do Cordel do Fogo Encantado mostrou seu projeto solo de 2011, o “Lira”.

Depois da Bande Dessinée e de Tibério Azul, que esquentaram a plateia, Lirinha subiu ao palco perto da 0h quando a Praça Virgínia Guerra já estava cheia de arcoverdenses ansiosos para verem o seu conterrâneo mais célebre. O artista entrou em cena batendo a mão no pulso, na primeira de muitas demonstrações de carinho que fez à cidade.

Com a música “Sistema lacrimal”, Lirinha começou a apresentar seu CD lançado em outubro do ano passado. E assim foi, uma a uma:“Ah se não fosse o amor”, “Ela vai dançar”e “Sidarta”. Até que na quinta música, veio “Morte Vida Stanley” do seu segundo dos três discos que fez no Cordel.  Se nas músicas recém-lançadas podia-se ouvir um couro, nesta se ouviam gritos empolgados e saudosos da banda que acabou em 2010.

“Eu amo a Ângela Ro Ro”, declarou Lirinha antes de cantar “Valete de Paus”, canção que fez para a musa, que, aliás, canta no seu disco. Ro Ro não foi a única a receber homenagem. O show foi dedicado a Lula Côrtes, falecido no ano passado e que também participou do projeto, tocando cítara na faixa “Adebayor”. Cênico como de costume, o vocalista mantém a dança dos braços soltos e o sotaque, que dialogam muito bem com o sample que ele mesmo usa e com tantos outros sons eletrônicos constantes dos sintetizadores de Igor Medeiros.

Quase em transe, o público cantou “Os oim do meu amor” , quando Lirinha relembrou os ex-companheiros de banda Clayton Barros e Emerson Calado, que também estavam em Arcoverde no FPNC. Depois de uma hora de show, quando o público gritou pelo bis, Lirinha tocou mais uma de Cordel, “A matadeira”, e depois deu lugar ao projeto Original Olinda Style.

Participação do Raízes de Arcoverde no show da Original Olinda Style (Foto: Costa Neto)
Unindo as bandas Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda, o projeto fechou a noite e o festival com muita animação. As já conhecidas “Maranguape“, “Baile de Betinha“ e “Pode me chamar que vou“ ferveram a praça. Ainda mais com a participação do Samba de Coco Raízes de Arcoverde, que cantou três músicas no finzinho.
O DJ Patrick Tor4 encerrou a festa, já na madrugada do domingo.

Coreto
Na tarde deste mesmo dia, mais cedo, Arcoverde recebeu também o Maracatu Batuque do Sertão, Nume – projeto de Emerson Calado, ex-integrante do Cordel – e Cacau Arcoverde e Treminhão no palco Coreto, na Praça da Bandeira.

Por Chico Ludermir

Postado: 12:48

Leave a Reply