BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Secretário vistoria o fim das obras do distrito de irrigação comunitária em Petrolina





Este final de semana foi de muito trabalho e inspesões para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, dentro do programa Irrigação para Todos, em Petrolina. Ele realizou uma visita técnica ao Distrito de Irrigação Comunitária - Muquém, Porto de Palha e Pedra Grande, no Sertão do São Francisco, para realizar in loco o acopanhamento das obras nas áreas de infraestrutura, produção e sistemas de assistência técnica que fazem parte dos benefícios que já se encontram em fase final de instalação. Foram realizadas visitas ao reservatório, estações de bombeamento e nas instalações dos equipamentos de irrigação.
 
Juntamente com os técnicos e produtores beneficiados, Ranilson percorreu os três projetos, observando os avanços alcançados nas regiões produtivas e nas áreas já preparadas e em fase de implantação dos kits de irrigação. Nos  hectares, hoje, disponíveis aos agricultores familiares, é possível visualizar o plantio das mais diversas culturas, das frutas e hortaliças. As áreas contam com o cultivo de maracujá, melancia, mamão, goiaba, tomate, pimentão, hortaliças, bem como, a produção de sementes básicas de milho. Tudo direcionado aos agricultores familiares.
 
Os serviços estão sendo acompanhados por engenheiros e técnicos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agraria (Sara), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe). De acordo com o secretário, o governador Eduardo Campos inaugura ainda este mês, o Distrito de Irrigação dos Perímetros Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha (DIMP) que recebeu, até o momento, investimetos da ordem de R$ 3 milhões, beneficiando 300 famílias e gerando 500 novos empregos diretos.

Ele destacou  ainda, que com pouco investimento foi possível fornecer aos produtores locais, sistemas de irrigação de ponta, sem deixar nada a dever aos grandes projetos particulares já em operação na região. " É necessário, também, promover o desenvolvimento da cadeia produtiva local, no caso a fruticultura em pequenas áreas, fomentar a criação de caprinos e ovinos, com a adoção de pastagem irrigada, assegurar a legalização fundiária e dar toda assistência técnica necessária à implementação de projetos que garantam a sustentabilidade e a responsabilidade social e ambiental", destacou o secretário.


Postado: 23:00 

Leave a Reply