BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

IPA discute criação de Instituto Tecnológico de Química Verde




Apresentar a proposta de criação do Instituto Tecnológico de Química Verde – ITQV de Pernambuco, com sede no Recife, foi pauta da reunião realizada na última sexta (22.07), no Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, com a participação do palestrante Pedro Coelho, do Caltech - Universidade da Califórnia.

Com a criação, o Instituto terá a missão de desenvolver um projeto âncora que viabilize a implantação de um pólo de tecnologias de química verde, que permitam expandir a fronteira agrícola de biocombustíveis no semiárido nordestino. Algumas plantas já cultivadas no semiárido, como a palma forrageira e o agave, serão utilizadas nas pesquisas.

O projeto contará com o apoio do Governo do Estado, que irá disponibilizar uma área adequada à implantação de um parque ecotecnológico que, sediará o ITQV e, futuramente, irá agregar outras empresas de tecnologias de química verde. Já estão em curso negociações para a Petrobrás financiar a criação do Instituto.

De acordo com o gerente do Departamento de Pesquisa, Geraldo Majella, o IPA irá atuar nesse empreendimento com a experiência acumulada no cultivo de xerófitas e a disponibilização de suas bases físicas (estações experimentais) no Agreste e Sertão.

Para isso, algumas ações deverão ser desenvolvidas como: obter material genético adaptado a altas temperaturas, produzir ferramentas de manipulação genética e de engenharia de metabolismo, e otimizar processos de produção em escala dos materiais genéticos selecionados.

Entre os pontos decisivos, para a implantação do Instituto na cidade do Recife, tem-se como referência a sua proximidade junto aos pólos petroquímicos e farmacêuticos de Suape e Goiana, além do potencial expansivo da fronteira agrícola de biocombustíveis para o semiárido nordestino. Com isso, o Recife passará a ser um pólo gerador de tecnologias de valor agregado, a exemplo do que ocorre no Silicon Valley (EUA), onde há grandes investimentos nessa área.

O impacto esperado será a consolidação da economia e do conhecimento pela oferta de produtos e serviços de química verde, bem como a melhoria da qualificação dos pesquisadores locais, beneficiando a sociedade em geral.

Postado: 18:15

Leave a Reply