BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL CHEGA AO SERTÃO DO MOXOTÓ




Ontem (18-08) em reunião realizada na sede da FUNDARPE, foi anunciada pelo presidente da entidade, Severino Pessoa, a realização do Festival Pernambuco Nação Cultural - FPNC na Região de Desenvolvimento do Sertão do Moxotó, no período de 15 a 19 de novembro.

A notícia foi calorosamente recebida pelos representantes arcoverdenses que participaram do encontro. Representaram Arcoverde o Secretário de Turismo, Albérico Pacheco, os Vereadores Luciano Pacheco e Joel Filho, além dos seguintes membros da comunidade cultural do nosso Município: Kleber Araújo e Cleide Torres (COCAR), Suedson Neiva e Amélia Campelo (CINA), Roberto Cavalcanti (Associação Aliança), Arnaldo Tenório (artista plástico) e Caio Magalhães (servidor público). Um abaixo-assinado foi entregue pelo Presidente do COCAR ao representante da FUNDARPE, como mostra do desejo da comunidade arcoverdense de que a Região do Moxotó também fosse contemplada pelo Pernambuco Nação Cultural.

O Diretor Executivo da Secretaria de Cultura Estadual, Vinicius Carvalho, explanou acerca das diretrizes gerais que norteiam o Festival, que podem ser resumidas em valorização da cultura local, regionalização das atividades e descentralização da programação pelas cidades que compõe a Região de Desenvolvimento, que no caso do Moxotó, agrega os Municípios de Arcoverde, Sertânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Betânia.

Foi anunciado ainda pelo Presidente da FUNDARPE que Arcoverde será o Município polo do Festival, mas que as outras cidades integrantes da Região serão contempladas com as atividades proporcionadas pelo evento (oficinas, palestras, apresentações artísticas, exposições, etc), ressaltando que, em breve, será agendada reunião com representantes de todos os segmentos interessados, de modo que o Festival se apresente como uma mostra o mais representativa possível da cultura desses lugares.

Anunciou-se ainda que a cifra a ser investida pelo Governo do Estado é de R$ 850.000,00, necessitando-se de contrapartida do Município de Arcoverde para estruturação do palco principal. O Secretário de Turismo comprometeu-se a submeter ao Prefeito Zeca Cavalcanti a proposta do órgão de cultura estadual.

O Secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte, compareceu ao encontro e, depois de se desculpar pelo fato de não poder acompanhar todo o encontro, reafirmou o desejo do Governo de Pernambuco de consolidar o FPNC como um marco para as comunidades envolvidas, de modo que Festival não seja visto apenas como mais um evento pontual, mas que represente uma conquista necessária à valorização das genuínas manifestações culturais de cada Município.

O COCAR orgulha-se de ter participado desse movimento que culminou em grande conquista para a cultura de Arcoverde e Região.

Nesta foto os representantes da nossa Cidade formalizam a entrega de documento manifestando a necessidade de realização do FPNC na Região do Sertão do Moxotó.

Foto: Divulgação
Postado: 15:15

Leave a Reply