BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Reunião define ação do Governo aos produtores de queijos no Agreste




Pelo menos 200 produtores de queijo e de leite e Arcoverde, Pedra, Venturosa, Buíque e região estiveram reunidos ontem, 18, no clube Polimático da Pedra, participando de audiência pública que debateu os problemas deste segmento da economia regional. Presente ao encontro, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, ressaltou que já era hora do Estado tomar à frente do problema que afeta milhares de criadores e produtores desta região. As recentes apreensões de queijos pela Adagro e Polícia Rodoviária Federal foram um dos fatores que motivaram esse encontro, lembrou o deputado que foi majoritário nesta região.

Estavam presentes ao encontro o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, a presidente da Adagro, Erivânia Camelo, além de outras autoridades e parlamentares de outras cidades. Após debates e sugestões, ficaram definidos alguns eixos de ação com o objetivo de minimizar os problemas dos queijeiros. O Deputado Júlio Cavalcanti ressalta a decisão que a audiência tomou sob três primas: a questão da fiscalização, o controle de qualidade e o transporte dos produtos. No tocante ao controle de qualidade, ficou acertado que a Secretaria de Agricultura, juntamente com o ITEP, irá disponibilizar um laboratório móvel para fazer a análise da água e do queijo produzido na região. Foi ainda definido que os 100 primeiros produtores que fizerem a fiscalização pelo ITEP terão isenção das taxas. Em relação a distribuição das mercadorias, o governo do estado deve promover um estudo para a implantação de caixas isotérmicas para o transporte do queijo. Outra decisão tomada durante a audiência foi a instalação de um escritório da Adagro na cidade de Arcoverde, aproximando ainda mais os produtores dos órgãos de fiscalização. Aina não há data definida de quando isso vai acontecer.

Para o deputado estadual Júlio Cavalcanti, a audiência foi de suma importância para garantir o emprego e a renda de milhares de pessoas que vivem do leite e da produção do queijo em toda essa região. Procuramos o governo do estado, a secretaria de Agricultura veio ouvir os produtores e começamos a dar encaminhamento às soluções dos problemas porque passam hoje todo este segmento econômico, disse o parlamentar petebista. Para Júlio Cavalcanti, garantir o trabalho desses pequenos agricultores e fortalecer a economia leiteira do interior pernambucano é fortalecer o grande projeto de interiorização do desenvolvimento. Precisamos começar pelo que temos hoje, e a produção de leite e queijos é de suma importância para Pernambuco e seu desenvolvimento, portanto é preciso cuidar para que ela seja forte e qualificada para o mercado local e regional, concluiu o deputado Júlio Cavalcanti.

Fonte: Arcoverdedetodos
Postado: 15:22

Leave a Reply