BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Projeto Sextas Feiras Culturais – Noite das Artes Visuais e Artesanato







Ontem,sexta-feira (12/08), a Câmara de Vereadores de Arcoverde foi palco de mais uma edição do Projeto Sextas Feiras Culturais, uma iniciativa da Casa Legislativa que conta com a parceria do Coletivo Cultural de Arcoverde – COCAR e se realizada uma vez por mês, quando, em Sessão Solene, homenageia-se um segmento da cultura arcoverdense.

Desta feita, contemplou-se as artes visuais (pintura, escultura e fotografia) e o artesanato. Na entrada da Casa James Pacheco foi montada uma pequena galeria, onde os cinquenta e um artistas homenageados puderam expor os seus trabalhos, que foram muito apreciados pelo público que compareceu ao evento.

Foram entregues troféus comemorativos do Projeto a sete artistas reconhecidos na comunidade pelo trabalho desenvolvido em sua especialidade. A primeira a receber a homenagem foi a senhora Alaíde Padilha, que durante anos passou seus conhecimentos artísticos nas salas de aula e tem atuação expressiva nos campos da pintura e da decoração. Após receber a placa comemorativa das mãos do Vereador Luciano Pacheco, a Professora emocionada louvou a iniciativa, lembrando a necessidade de valorização e reconhecimento dos artistas da terra.

Na sequência, foi motivo de homenagem especial o Senhor José Monteiro, artesão de 85 anos, que mantém vigorosa produção de peças em madeira, as quais impressionam pela originalidade. O troféu lhe foi entregue pelo neto Vinícius Carvalho, que é o atual Diretor Executivo da Secretaria Estadual de Cultura e que participou do evento representando o Secretário Fernando Duarte.

A Casa do Artesão, que congrega um grupo de 17 artistas que produzem um trabalho diversificado e de ótima qualidade, também foi alvo de destaque. O Vereador Jairo Freire fez a entrega do merecido troféu a Graça Vasconcelos, artesã que integra o grupo.

O segmento da fotografia foi contemplado com a entrega da homenagem à Carlos Torres, fotógrafo atualmente radicado em Recife, mas que ainda preserva um dos maiores acervos de imagens de Arcoverde. Carlos foi representado pelo seu irmão Cezar Torres.

Das mãos do Diretor do Procon em Arcoverde, Gaudêncio Vilela, o renomado artista Pedro Gilberto, recebeu seu troféu e, ao se pronunciar, louvou a iniciativa da Câmara e do COCAR em realizar o Projeto Sextas Feiras Culturais.

Arnaldo Tenório, foi o sexto homenageado de destaque, tendo recebido o troféu da representante da Gerência Regional de Educação, Aline Inojosa. Arnaldo é um artista plástico, que trabalha com escultura e pintura, cujo reconhecimento transcende as fronteiras de nossa cidade, já tendo enviado peças para colecionadores de outras regiões do país e até do exterior.

O último troféu do evento foi entregue a Suedson Neiva pelo Secretário Municipal de Turismo Albérico Pacheco. Suedson, que é sociólogo de formação, possui vasto currículo na área das artes visuais e tem obtido grande destaque na decoração de eventos vinculados aos ciclos culturais, inclusive, saiu do seu ateliê todas as peças da ornamentação dos últimos eventos festivos de Arcoverde, além já ter atuado em outras cidades da região. Esse artista preside o Centro Integrado de Cultura e Arte – CINA, entidade voltada à promoção de ações principalmente no segmento das artes visuais.

Se pronunciaram para enaltecer os artistas presentes, o Vereador Luciano Pacheco, o Presidente do COCAR, Kleber Araújo, o Diretor do Procon em Arcoverde, Gaudêncio Vilela e Albérico Pacheco, Secretário de Turismo do Município.

Uma grande novidade foi anunciada pelo Representante do Secretário de Cultura, que agendou reunião com representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil de Arcoverde, com vistas à verificar a viabilidade da realização do Festival Pernambuco Nação Cultural no Sertão do Moxotó. Esse encontro irá ocorrer no próximo dia 18 na Secretaria Estadual de Cultura e certamente irá trazer benefícios para a cultura local.

Ao final, foi anunciado que a próxima edidção do Projeto será no dia 02 de setembro com homenagem aos músicos de Arcoverde.

Fonte: COCAR
Postado: 17:29

Leave a Reply