BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

BLOG PORTAL DO SERTÃO

SEU PORTAL DE NOTÍCIAS

Vereador desmistifica sensacionalismo da oposição com a Saúde em Arcoverde‏

Lider do governo, Luciano Pacheco


Depois da Educação na semana passada, foi a vez da Saúde entrar em destaque na sessão desta 2ª feira, 02, da Câmara de Vereadores de Arcoverde. O motivo? O sensacionalismo feito na manhã de hoje pelos editores Jornal Tribuna da Região no tocante a marcação de exames em Arcoverde. Como bem eles disseram que quem não estava na cidade tinha perdido “o show”, ele foi completo, afinal teve direção, câmara e atores, muitas vezes inocentes atores. Tudo bem montado.

Segundo o vereador Luciano Pacheco (PSD), líder do Governo, dizer que a saúde piorou em Arcoverde é ir de encontro com a realidade e a verdade. Como bem ele falou, o movimento político feito pelos editores do jornal pode até ser justo, mas não passa de puro sensacionalismo. Segundo parlamentar, não se pode negar os avanços e os problemas que a saúde de Arcoverde, de Pernambuco e do Brasil enfrentam nos dias atuais. Mas, falando sobre a questão da marcação dos exames, ele lembrou que hoje os exames de mamografia que eram 150, passou para 400 e recentemente foram ampliados para 600 exames no mês. O laboratório municipal realiza, todos os meses, mais de 7 mil exames, contra apenas pouco mais de mil exames que eram realizados no início de 2005. Os exames de ultrassom, disse o vereador, tem deficiência sim, mas o grande problema é a falta de profissionais médicos para trabalharem nesta área. O Secretário de Saúde, Dr. Adilson Valgueiro, disse o parlamentar, está pronto para contratar médicos para suprir as necessidades da saúde em Arcoverde, mas faltam profissionais. Exames de endoscopia que antes não faziam aqui, era preciso ir para o Recife, são feitos mais de 100 por mês.

Em sua fala o vereador Luciano Pacheco lembrou que antes não tínhamos policlínica alguma, hoje tem uma funcionando na Boa Esperança e o prefeito Zeca Cavalcanti está construindo outra no bairro do São Cristóvão, além de já ter doado um terreno para a instalação de uma UPA de Especialidades do Governo do Estado. Lembrou ainda que nos últimos 7 anos, Arcoverde ampliou o número de PSFs, passando de 10 para 17. Reduziu a mortalidade infantil, ampliou o atendimento do Centro de Saúde da Mulher e implantou o Centro de Especialidades Médicas com atendimento em 10 especialidades. Afora, isso, lembrou o vereador, a Prefeitura coloca ônibus os 5 dias da semana para atender as pessoas que precisam procurar tratamento mais especializado na capital do Estado. Para o vereador Luciano Pacheco, o sensacionalismo é mais do que normal em se tratando de oposição, afinal “estamos em um ano eleitoral, mas o que não se pode negar é que a saúde em Arcoverde melhorou. É preciso fazer mais, mas melhorou e muito”, disse o parlamentar. Momentos antes, a vereadora Luiza Margarida também saiu em defesa da saúde municipal, relatando sua experiência não apenas em Arcoverde, mas em suas constantes viagens em busca de tratamento médico para pessoas carentes. 

Pra finalizar, é bom lembrar que Arcoverde ficou em 5º lugar no índice de desenvolvimento medido pela Firjan ( Federação das Indústria do Rio de Janeiro ), que avalia todos os municípios brasileiros com uma pesquisa baseada em dados oficiais. A Capital do Sertão ficou à frente de cidades como Recife, Caruaru, Cabo, Serra Talhada, Garanhuns, Petrolina, entre outras, ficando com um índice de 0,8417, considerado um alto índice de desenvolvimento segundo os indicadores da Firjan. 
 
Foto:Émerson
Postado: 23:59

Leave a Reply